Categorias:

O que você precisa saber para não ser enganado por uma escola de Culinária Japonesa

Olá seja bem vindo.

O Clube do Sushi existe há 28 anos e é a terceira escola do mundo em tempo existência.

Você que está interessado em fazer um curso de sushi deve ficar atento a marketings enganosos e até fraudulentos encontrados na internet, muitas vezes disfarçados de inacreditáveis mágicos que vão te transformar em sushiman da noite para o dia.

Sendo a primeira a Tsuji de Osaka fundada em 1963 e a segunda a Nihon Sushi Daigaku, que não existe mais .

Ainda falando sobre experiência, um sujeito que viaja o mundo dando cursos de sushi, diz em seu currículo que chefiou restaurantes durante 50 anos tendo inaugurando o primeiro aos 26 anos. Isso soma 76 anos depois abandonou a carreira de restaurante para abrir uma escola em 1996 que são mais 25 anos.

Esse longevo que está vivo e atuante teria 101 anos de idade…

Abaixo vamos esclarecer alguns pontos que têm sido abordados por esses “professores” de culinária japonesa.

Fazer sushi com o mesmo sabor dos melhores restaurantes do Japão?

Ensinar a fazer sushi com o mesmo sabor dos melhores restaurantes do Japão é questão de técnica e experiência e não é exclusividade de ninguém. Estamos no mercado há 28 anos e nossos inúmeros clientes podem atestar a qualidade  e o sabor de nossa gastronomia.

Pesquise quem são as maiores autoridades de sushi no mundo, e mesmo no Brasil. São profissionais que estudam e praticam há anos e lideram restaurantes renomados e conceituados. Não tem nenhum dando cursos.

Fazer um ou dois cursos no Japão em escolas para turistas e participar de concursos entre os alunos dessas escolas para turistas, não dá a ninguém o título de autoridade no quesito de sushi, no mundo.

Outra coisa nenhuma escola do Brasil ou do mundo dá certificado, válido no Japão o que acontece com certificados está explicado nesse vídeo: Certificados de cursos de Culinária Japonesa são válidos?

O que importa num curso é o que é transmitido e como você assimila aquilo e não o título que você dá a si mesmo!

Os cursos do Clube do Sushi são ministrados seguindo uma estratégia didática sempre em evolução e focada na forma como o aluno recebe o conhecimento.

Cada pessoa ouve e enxerga aquilo que lhe é transmitido  determinada forma. Didática (método de ensino), deve estar sempre evoluindo.

Higiene 

No Clube do Sushi você tem aula de segurança alimentar e aprende as boas práticas na manipulação de alimentos regulamentada pela ANVISA.

Isso não é exclusividade de nenhuma escola. E nenhum dono de escola sai supervisionando as concorrentes para atestar se elas fazem isso ou aquilo.

O que é Itamae?

Não é um “título dados aos maiores mestres da culinária”  se alguém te diz isso, está apostando em sua falta de conhecimento. Está te enganando.

Itamae é o nome de um posto, um cargo no restaurante. Somente. Significa aquele que está à frente da tábua. Não é um título honorífico, nem nada.  É apenas o nome do posto:

Cozinheiro = Takuhanki

Sushiman = Shokunin

O que faz os dois e chefia a equipe = Itamae.

Você conquista estes postos trabalhando em restaurantes e não importa se fez curso ou não. Mas uma coisa é certa: não é apenas fazendo cursos de culinária japonesa que alguém pode chamar a si mesmo de Itamae.

Embaixador do Sushi

O ministério da agricultura no Japão criou um instrumento de marketing para ajudar a divulgar a boa culinária japonesa. Esse instrumento se chama “Embaixador da boa Vontade”.

Você pode ser comerciante, dono de restaurante ou ter uma escola. Aí vem a verdadeira história. Existe uma escola de culinária no Japão que é apenas uma das tantas escolas para estrangeiros que tem lá (para trabalhar em restaurante japonês no Japão não adianta fazer um curso) Acontece que essa escola tem o pomposo nome de Associação de Sushi para todo o Japão e veja bem isso é apenas o nome da escola, eles NÃO REPRESENTAM o sushi de todo o Japão. Essa empresa tem como foco comercial dar cursos pelo mundo e para efeitos de marketing dão um certificado de embaixador aos seu alunos. Certificado esse que NÃO TEM NENHUM VALOR NEM RECONHECIMENTO LEGAL.

O que tem um valor simbólico é o embaixador de boa vontade dado pelo ministério, mas é apenas um reconhecimento que o indivíduo ou empresa divulga corretamente o que é produzido no Japão.

Faixa preta de Sushi

Os Japoneses não são diferentes de outros povos com relação a criar modas e nomes pomposos.

Kuro – Obi significa faixa preta. Mas isso é uma denominação que só teria sentido no sushi se houvessem outras faixas, como no Judo ou Karate.

Mas você já ouviu falar em Faixa branca de sushi? Ou faixa verde, ou marrom? Então isso não passa de um termo de marketing, e convenhamos, risível. Faixa preta de sushi? Ridículo.

Mentira tem perna curta.

O primeiro campeonato Mundial com participação de um brasileiro foi em 2016 e foi ganhador foi um brasileiro: Celso Hideji Amano no entanto tem um “professor” que divulga sua participação em um campeonato mundial em 2015.

Testes de proficiência.

Várias empresas (escolas) no Japão têm esses testes que embora tenha esse nome pomposo, não passam de uma aula onde são avaliados os sushis que você sabe fazer. Não existe pré-requisito para fazer e nem é divulgado o que é julgado nesse teste, ou seja, basta pagar e fazer pra receber o diploma.


 Resumindo:

Itamae se torna quem lidera equipe culinária de restaurante não existe curso de itamae. Itamae não é titulo. itamae é cargo como pizzaiollo ou chapeiro.

Um itamae é formado pela experiencia em restaurantes e não fazendo curso de 3 ou 4 dias e nem participando de concursos.

Um profissional pode se tornar um itamae sem nunca ter pisado numa escola. Temos vários exemplos aqui mesmo no Brasil: Roberto Tsuyoshi Murakami, Shin Koike, Shunji Watanabe, Lika, Roberto Watanabe, Kiyomi Watanabe, Shimizu, Issao, Carlos San, Luizinho, e muitos outros descendentes ou não, que não aparecem na mídia. Mas frequentar um curso ou dois não transforma ninguém em itamae.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *